domingo, 13 de fevereiro de 2011
A dívida por lixo
O jornal "Expresso" traz esta semana uma notícia hilariante assinada pela jornalista Catarina Nunes sobre os produtos chineses à venda em Portugal.
Como será do vosso conhecimento, os produtos vendidos em Portugal deverão ter rótulos e instruções em Português. Para evitar a publicidade negativa que já tiveram no passado quando empurravam para cá qualquer porcaria descrita com os hieróglifos chineses, algumas empresas desse país começaram a traduzir alguns dos rótulos e textos explicativos para português. Só que, aparentemente, os chineses descobriram o google translator e toca de fazer traduções ad-hoc. Como se já não bastasse o trabalho infantil, a quasi-escravatura, as deploráveis condições de trabalho e a execrável qualidade dos produtos, temos também agora uma tradução arbitrária dos textos chineses para português em boa parte dos seus produtos. Os restantes ainda continuam por traduzir.
Recomendo que leiam a notícia do Expresso para uma boa gargalhada mas deixo aqui os exemplos nela destacados (estes são textos que aparecem nas embalagens ou nas instruções):
LANTERNA - "Leia as instruções no contrário e tenha um va! Luz de flash de mão tremor"
RALO DE LAVA LOIÇA E DISPERSOR DE ÁGUA - "Bateria de cozinha. Afunde Coadores. A cozinha tem as séries"
ABRAÇADEIRAS DE PLÁSTICO - "Esfaqueamento"
ALICATE FURADOR - "Não usa esta chave de parafuso com cano ou tocar chave de parafuso para influência"
DETECTOR DE CORRENTE - "Ligar o gancho com chassi ou com qualquer terra"
LANTERNA COM SUPORTE - "Multifuncional de Branco levou a cabeça leve"
A propósito... ocorreu-me agora que, após a segunda paragem, talvez as peças do submarino tridente também sejam de origem chinesa!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
No Natal lembro-me de mega risadas a ler a tradução de uma daquelas raquetes de "fazer festinhas" com choques eléctricos a moscas.
Uma tradução péssima... sem sentido absolutamente algum.
Enfim... é para ajudar à falta de sentido do resto de tantas outras coisas! :op
Enviar um comentário