quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Filosofias de Sócrates I

Ouvi a enfermeira a falar outra vez do Sócrates. Parece que é um tema muito querido por todos!
Desta vez são os professores que estão magoados com o 1º ministro, porque vão passar a ser avaliados o que não só é uma chatice, como representa uma grande carga de trabalho burocrático, ao qual não estão habituados. Ao trabalho, não à burocracia! Ou pelo menos é o que diz o meu pai, que andou muitos anos na escola e teve muitos professores. Parece que no tempo dele, os professores eram muito respeitados porque tinham conhecimentos que a maior parte das pessoas não possuía e que isso lhes dava o direito de não fazerem nada, a não ser aquecer as mãos dos alunos com reguadas (devo dizer que até me parece simpático, dado que as escolas não tinham aquecimento). Agora, coitados, fartam-se de trabalhar! Têm até várias horas de trabalho por dia e têm que fazer trabalho fora das aulas, o que é um escândalo. O meu pai nem gosta de ouvir falar nisto porque ele leva trabalho para casa muitas vezes e parece que trabalha muitas horas. Deve ser por solidariedade que fica todo enervado com este assunto.

Só há uma dúvida que me assalta o espírito... se os professores estão tão habituados a avaliar os alunos, porque será que não querem ser avaliados? O porteiro da maternidade diz que é por conhecerem bem a porcaria que fazem e que, por isso, sabem que vão ser avaliados por incompetentes como eles. Eu não acho que isso seja verdade. Se calhar é porque não têm épocas de recurso como os alunos, ou testes de repescagem, ou ainda porque os manuais são caros e eles não têm dinheiro para os comprar. Agora, incompetentes não!! Então alguém acredita que uma nação possa crescer com professores incompetentes?! Se isso fosse verdade, às tantas ainda apanhávamos com um 1º ministro sem curso universitário (nem é que isso seja importante...)! E não conseguiríamos produzir avatares tecnológicos como o magalhães (muito obrigado Sócrates, não sei se já te tinha dito!)!!!

Eu cá gosto muito do 1º ministro! Para além de me dar um magalhães azulinho que não se quebra (já o deixei cair cinco vezes, ou seja, mais duas que o Chavez, e aguentou-se) parece ser uma pessoa muito bem disposta, senão não dizia piadas como a que encontrei na net:

http://divertidu.blogspot.com/2008/02/1-ministro-scrates.html

Sem comentários: