sexta-feira, 9 de setembro de 2011

António Costa is back

António Costa foi, para mim, uma das figuras da semana por causa de um acto aparentemente inócuo, que passou por baixo do radar. Refiro-me à sua presença na lista de Assis, num vistoso segundo lugar, para concorrer à Comissão Nacional do Partido Socialista.

O facto relevante é o posicionamento político que António Costa continua a sedimentar, logo após ter rejeitado candidatar-se ao lugar de Secretário Geral do PS.

Com esta candidatura, António Costa vai, finalmente, a jogo e coloca uma carta forte na mesa. Ao apoiar Assis, demonstra acreditar que José Seguro não vai conseguir aguentar-se no barco logo após as primeiras eleições a que concorra e, por isso, posiciona-se desde já numa "oposição velada". Desta forma, ninguém o pode criticar agora por não apoiar abertamente Seguro nem, mais tarde, quando concorrer contra ele, correr o risco de ser acusado de saltimbanco político ou mesmo de traidor. Também relevante é o facto de avançar em 2º lugar. Apesar de ser um lugar natural, dado o peso que António Costa tem no PS, é uma clara manifestação de intenção e de poder. Se o objectivo não fosse o de marcar o seu território de forma muito clara, poderia ter avançado num lugar mais modesto onde se não comprometesse ou, até, manifestar o seu apoio político nos media e nem sequer participar na lista. Assim, está a dizer a todo o partido que deu um avanço a Seguro mas que agora vai começar a caçada.

Entretanto, vai esperando que Assis faça o seu trabalho de desgaste e Seguro tropece nas suas próprias pernas.

2 comentários:

Ana Clara disse...

Costa sabe bem mexer-se. É dos poucos inteligentes e sentido político que resta ao PS pós-Sócrates! :)

bluesboy disse...

Sabe mexer-se? Em 4 anos de presidência de câmara, a única coisa que se mexeu em Lisboa foram os prédios a ruir...