sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sparkle


Sparkle é uma palavra versátil. É um nome e é um verbo. Enquanto verbo significa brilhar, cintilar, borbulhar. Enquanto nome significa centelha, lampejo.

Para mim, Sparkle significa génese. Não é uma tradução que se encontre num dicionário. É antes uma metáfora visual sobre o efeito de uma centelha na escuridão, algo luminoso que parece nascer do nada.

Por isso nem sequer é uma palavra para mim. Sparkle é a imagem que veste o momento antes do qual não havia nada e depois do qual tudo pode existir, mesmo o nada. O momento em que algo novo nasce. É o momento da criatividade.

E talvez mais que tudo o resto, é a criatividade o que eu realmente admiro. Há dias falei nas camadas Humanas e em como por vezes, uma camada sugere um caminho diferente. Esse caminho é fruto da criatividade e toda a nossa evolução, enquanto ser complexo, deriva dela.

Uma das fontes da minha própria criatividade blogueira, por mais inconsequente ou limitada que possa ser essa criatividade, foi uma centelha virtual que brilhava intensamente várias vezes por semana. E no meio desse fulgor desafiava-me, sem o saber, a pensar e a ver para lá do óbvio.

Infelizmente essa centelha extinguiu-se há alguns dias e eu ainda não perdi o hábito de ir procurá-la, no seu habitat.

Já não está lá.

Ficou apenas o seu rasto.

Espero que encontre o caminho de volta, um dia.

2 comentários:

PSousa disse...

Bela e merecida homenagem! Felizmente não é feita a alguém que desapareceu...

Bj para a Sparkle, abraço para um grande Amigo!

Sparkle disse...

Em cada um nós brilha uma centelha, uma "sparkle", que alimentamos de pensamentos, do que observamos, de palavras arranjadas de forma descomposta e soltas num qualquer blogzeco.
Obrigada pelo post e pela honra de vos ter tido (a ti e ao teu amigo K) como "leitores", valeu só por isso. Quem sabe um dia volte?
Marcante. Sem palavras.