segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sombras

A sombra segue-nos, imita-nos, pisa-nos os passos e os pés.

Mantém-se preguiçosa atrás de nós, ou passa-nos à frente e adivinha os nossos movimentos. Por mais que tentemos, não lhe conseguimos fugir nem ver a expressão.

Também ela não vê a nossa e por isso, até pode duvidar que tenhamos uma, como duvidamos nós que a tenha a sombra e, duvidando ambos, mantemo-nos de costas voltadas.

A sombra é mais uma dimensão de cada um de nós, uma dimensão onde não conseguimos guardar nada conscientemente, de onde não conseguimos extrair nada, é o buraco negro da nossa existência.

Ela guarda tudo aquilo que nós rejeitamos, tudo aquilo que queremos ver pelas costas e, talvez por isso, não lhe consigamos ver a expressão, nem ela a nós e vivamos de costas voltadas.

6 comentários:

Sparkle disse...

Ah sombra é optima para sabermos de que lado está a luz e é optima também para nos recolhermos dela. jogos de opostos...

Clarice disse...

...ou será que ela não nos deixa porque guarda os nossos sonhos... e escondida por nós não deixa que o sol os derreta... a expressão das sombras está em nós, ao sol...

Anónimo disse...

" A sombra é ... o buraco negro da nossa existência! "

Gostei! ...

E a SOMBRA pela Negativa !?!?

Quem sabe se ... A Sombra não é a "visão distorcida" que o Sol tem sobre nós !?!

E porque não, reflectir naquela frase popular " Ele (ou ela) está uma Sombra do que era ... " !?!

Afinal !?!? Não sei, mas vou pensar!

Gelo disse...

Olá Sr.Joaquim! Não me lembrei dessa expressão, mas consigo imaginar o buraco negro da sombra a sugar energia vital às pessoas para que elas passem a ser uma sombra do que eram :)

Gelo disse...

Clarice,
gosto da tua visão romântica e poética da realidade!

Nessa perspectiva a sombra é o guarda-costas da nossa ilusão e nós somos o guarda-sol das suas costas e o sol... bem, o sol brilha lá no alto, indiferente a tudo e todos.

Nós somos o que fazemos e alguém será o que sonhamos, porque nós nunca temos tempo para viver os nossos sonhos, viveremos os sonhos dos nossos pais e assim avança o mundo, cada sonho um passo em frente, um tijolo no edifício do nosso futuro colectivo.
Ou será que quem sonha é a sombra e nós somos apenas a sua expressão neste mundo?

Gelo disse...

SM,
o que é giro nesses jogos de opostos é que os opostos se tocam... tal como nós e a sombra.