terça-feira, 9 de agosto de 2011

A ilha das bananas

O Tribunal de Contas (TC) anunciou hoje que a dívida financeira da Madeira aumentou o ano passado quase 100 milhões de euros. Além disso, o TC admite a existência de diversas ilegalidades, desde empréstimos contraídos à margem da Lei, aplicação indevida dos empréstimos, facturas passadas fora de prazo e adjudicação posterior de trabalhos já executados.

Não obstante a gravidade de toda esta colecção de ilegalidades efectuadas pelo Governo Regional o que me tira do sério é o beneplácito do "governo continental". Afinal, não se pode exigir a um ladrão que não roube mas pode exigir-se a um polícia que prenda o ladrão se ele roubar. O que sempre acontece aos nossos governantes, porém, estejam socialistas ou sociais-democratas no poleiro, é espetarem a cabeça na areia como a avestruz e esperar que nada aconteça durante o seu mandato.

Pelos vistos, a estratégia da avestruz tem funcionado a contento, pois já lá passaram Sócrates, Santana, Durão, Guterres, Cavaco e manteve-se tudo igual. No continente enterra-se a cabeça e na ilha enterra-se o dinheiro, como num bom filme de piratas.

O TC fez o seu trabalho e pode, desde já, começar a preparar os papéis da próxima auditoria que esta não vai servir para nada. Alguém aposta o contrário?

Sem comentários: