sábado, 26 de junho de 2010

O padeiro de Aljubarrota


Mesmo reconhecendo que boa parte da situação actual não é imputável ao Governo parece-me impossível, neste momento, defender José Sócrates e o Governo que navega na sombra da sua liderança, sem cair no ridículo.

Ainda assim, parece-me um pouco desajustado chamar à liça as invasões francesas e a forma como foram rechaçadas (segundo creio, este aspecto nem sequer é consensual...) e a crise actual. Não se luta contra a crise como se luta contra os invasores... a não ser que a mensagem de luta não fosse contra a crise mas contra o Governo de José Sócrates...

A eles forcado!

domingo, 20 de junho de 2010

"Não tenhamos pressa mas não percamos tempo"


Li esta frase como sendo de Saramago, não sei de que obra. Nem sequer tenho a certeza que seja dele de facto mas, mesmo que não seja sua criação é algo que me parece descrever tudo aquilo que Saramago representou ou que quis representar. Pode não concordar-se com a sua ideologia, com o seu pensamento, com a sua atitude, até com a pontuação das suas obras mas, olhando para lá do óbvio, esta é a mensagem por si gritada a quem o quis ouvir. Talvez o seu legado não passe de um grito de revolta contra o que está mal em nós portugueses e pior, que não passe dos livros onde o registou com eloquência, mas pelo menos gritou aquilo que todos nós sabemos ser e com o qual não sabemos lidar, preferindo por isso ignorá-lo, fazer-lhe ouvidos moucos, talvez assim desapareça e nos tornemos um povo melhor, sem o esforço e sem o mérito. Talvez a sorte nos bafeje e possamos ignorar Saramago, dizer-lhe "bandido! quiseste enganar-nos! Trabalha tu, muda tu, revolta-te tu! Eu nasci português, que mais preciso eu? Alguém há-de cuidar de nós". Talvez...

Podemos continuar todos cegos... ou podemos deixar de perder tempo, calmamente construindo um novo futuro.

Saramago ia gostar disso certamente, mesmo que esse futuro fosse capitalista e católico.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fotonovela (mais uma)








Assim também eu!

"Sim, já resolvi a situação. Pedi os óculos de Ski ao meu filho e agora já não me voltam a cair!".



"Além disso, disse-me o meu rapaz, que com estes óculos posso enfrentar os maiores declives... as pistas pretas, como ele lhes chama.

Caixa D'Óculos

O secretário de estado Emanuel dos Santos brilhou intensamente durante o debate no Parlamento sobre política fiscal com a rábula dos óculos. De cada vez que baixava a cabeça para ler caíam-lhe os óculos. Para alguns, esta poderá ter sido uma manobra especificamente fabricada para distrair os deputados.

Qual a tua opinião?
1) Quis imitar o Sousa Franco
2) Tinha acabado de chegar de uma tourada
3) Tinha acabado de utilizar grandes quantidades de gel para a gripe A
4) Foi uma alegoria à popularidade do Governo
5) Foi uma alegoria à situação escorregadia da nossa economia
6) Esqueceu-se das lentes

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Baú das memórias

Por vezes encontramos baús esquecidos com coisas esquecidas lá dentro.

Dos tempos em que eu ia ser uma estrela do RoqAndRol :)

Baú dos sonhos

Hoje estive tão perto de ti
que quase te toquei.
A tua respiração eriçou-me os pelos do braço.
Acordei
E chorei.
Derramei amor nas penas da almofada
e enxuguei os olhos aos trinados da alvorada.

Sinto os sonhos tão reais
tão mais que a vida, tão mais...
que até sonho em não acordar
e acordo com falta de ar,
não me faz falta enquanto vivo no sonho
e até sonho que me falta o sono
e que não me deito para não dormir
e não durmo para não acordar...
e continuar assim a sonhar.

Hoje estive tão perto de ti
que a minha pele mimetizou a tua cor,
o teu cheiro e o teu suor.
Adormeci
e sonhei.
Sonhei que sonhava acordado
e acordei contigo a meu lado.

Nao respiro, resisto... resisto...
Se não respirar não acordo, insisto...
Não te toco, corpo ou aparição.
Insisto... insisto... não resisto,
aproximo de ti a minha mão
e esfuma-se no ar a ilusão.

Acordei do sonho em que dormia
e chorei sem saber se eram lágrimas sonhadas
ou se era o sonho desfeito em lágrimas.

Prémio "Eu também poderia ser ministro das Finanças"

domingo, 13 de junho de 2010

O Bailinho do PS


"Ora agora minto eu, ora agora mentes tu...."

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Maré negra



I guess Michelle will get mad at you Obama!

Yes we can!



sábado, 5 de junho de 2010

In a restaurant...

Sir, what kind of steak is this?

Huuumm...

Obviously this is a mistake!

:))

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O líder carismático

Um líder carismático é aquele que transforma as ideias em palavras e as palavras em imagens, porque toda a gente compreende imagens, ainda que nem todos compreendam as palavras.

Poderá ser-se um líder carismático apenas porque se repete o que um outro líder carismático disse uma vez?

Há líderes ou aspirantes a líder que escolhem um líder comprovado e sempre que podem enfiam uma bucha: gosto de repetir o que disse Sun Tzu "bla, bla, bla" ou, vocês sabem que eu gosto de Winston Churchill e ele disse algo como...

Estas citações e referências parecem-me sempre muletas de quem não sabe criar as imagens necessárias para criar uma ideologia e uma ligação com a sua audiência e, por isso, vê-se na obrigação de seguir o caminho fácil da cópia. Assim, monta o seu discurso construindo um edifício assente em várias pedras de toque que não são de sua autoria e onde apenas decidiu a côr que embeleza o exterior para lhe dar algum contexto. Além disso, é curioso como as citações dos famosos são ditas com soberba e orgulho, como se por repeti-las as tornassem suas e legitimassem todo o seu discurso... afinal, Winston Churchill disse que um optimista transforma um problema numa oportunidade, por isso vamos lá vender mais retretes. E, de repente, a associação das retretes a Winston Churchill surge aos olhos do aspirante a líder como o seu próprio momento de glória e brilhantismo, o momento em que o seu discurso se revelou rico, culto e extremamente significante; no fundo, significante como uma retrete antes de se puxar o autoclismo. Pobre Winston, se calhar nem soube o que era um autoclismo!

Compreendo a estupefacção de quem me conheça, porque eu digo que gosto de frases feitas e essas incluem as citações de muito boa gente, que sintetizou uma realidade, uma ideia ou uma mensagem num conjunto restrito de palavras ou imagens. Porém, custa-me a engolir que essas imagens sejam estropiadas ou descontextualizadas, que se usem sem parcimónia e custa-me a aceitar que alguém se julgue um génio apenas porque é um papagaio.

O que falha na construção do edifício discursivo descrito em cima é tão apenas a credibilidade. A utilização de alguém de renome tem o objectivo de atribuir a credibilidade que falta ao orador mas, quando se utilizam os outros com frequência, acaba-se por demonstrar a incapacidade de pensar por si próprio, de construir o sonho, a mensagem a ideologia que fará a audiência imaginar, seguir e defender. Revelam as suas fragilidades e desvirtualizam as ideias originais porque não há substância em pessoas ocas nem há mérito na repetição pela repetição. Ou a repetição acrescenta algo de novo ou é apenas um embuste mal encoberto e esses são facilmente entendidos como tal. E destroem a liderança desses pretendentes.

Consultoria

Consultor: "Não há dinheiro, não há palhaço".

Cliente: "Há palhaço sim senhor. Mas não trabalha".

O uso da letra

Hoje formatei o meu laptop. É um processo que demora várias horas e, nesse tempo, pude olhar para várias coisas com outros olhos. Por exemplo, alguma vez repararam nas letras que usam com mais frequência?

O desgaste das teclas indicia que as letras mais usadas por mim são: ASDERTUIOHCBNM.
Depois, com menção honrosa: PL

E, por fim, todas as outras.
Seria engraçado perceber se esta evidência se relaciona apenas com o meu vocabulário ou se é representativo da generalidade das pessoas.

Neste post foram utilizadas (excluindo a própria tabela):