domingo, 21 de abril de 2013

Os erros de excel


Diz-se por aí, que o nosso ministro das Finanças governa com um ficheiro de excel. A poção mágica é uma espécie de sopa da pedra; coloca lá uns números simpáticos, lança umas fórmulas janotas, faz umas simulações académicas e aparece-lhe a solução mágica na primeira página. Mas este ministro, de fraco palato, faz uma sopa da pedra só com pedras e deixa as couves e o fio de azeite para a Troika. Daí a nossa indigestão colectiva.

Mesmo quando o presidente do Eurogrupo lhe dá “um sinal de compra”, dizendo que Portugal vai beneficiar de mais tempo, Vítor Gaspar sente-se na obrigação de o desmentir e de o colocar no seu lugar. Ora essa! Onde já se viu, vir um tipo de fora dar esperança aos portugueses, quando ele próprio não a consegue dar. Ó senhores da Troika, guardem lá as couves e o toucinho para vocês, que nós mastigamos o granito e, à falta de ossos, chupamos o xisto!

Entretanto veio a saber-se que um dos testamentos que compõem a Bíblia da austeridade baseou parte das suas conclusões num ficheiro de excel com erros de cálculo. Aleluia, suspiram uns aliviados. Heresia! – gritam os neoliberais, ainda mal refeitos da morte da sua progenitora idolatrada, a estimada Margaret Thatcher.

Mas nem Gaspar nem Coelho se intimidam e arrepiam caminho que em frente é que é a austeridade! O excel até pode ter erros, mas o maior erro é parar agora de escavar. Com alguma sorte ainda encontramos petróleo! Fonte muito próxima do Governo confidenciou-me alguns segredos da remodelação. 
Deixo-vos um excerto de uma conversa de Gaspar e Coelho: 

- Olha lá Coelho,  já que queremos aumentar a produtividade e a eficiência, o que achas de juntarmos esforços e matarmos dois coelhos com uma cajadada?!
- Livra! - pensa Coelho. A que te referes?
- Podíamos utilizar o Excel para fazer uma remodelação governamental.
- Achas que sim? - pergunta Coelho. Faz lá um teste para o secretário de estado da Defesa.
- O excel diz que é... Berta Cabral.
- Olha que bela ideia! Aquela senhora dos Açores que perdeu por causa da porcaria que andamos a fazer no Governo.
- Mas... ó Coelho, o que é que ela percebe de defesa?
- O mesmo que nós percebemos de finanças, Gaspar...

Sem comentários: