sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Por motivos profissionais não tenho gelado por aqui com muita frequência mas, após me ter esquecido um pouco do mundo e deixado de ver noticiários ou ler jornais decidi recuperar um pouco o caminho da realidade e uau... o mundo continua virado do avesso.

Os pedófilos já não são pedófilos, o Jesus já não é santo, crianças do 1º ciclo estreiam-se em manifestações, o Egipto está em convulsão, o Presidente eleito, minutos após a sua re-eleição, parecia um capo da máfia mas em tons mais suaves, o FMI ainda não conseguiu bilhete para a Portela, Berlusconi gosta delas mais novas, onde anda o Obama esse grande prémio nobel da paz, o novo brinquedo da Marinha avariou pouco depois de entrar na água, o Iva já aumentou, um bombista suicida rebentou com 30 e tal pessoas na Rússia, Sócrates continua no poder, Portugal continua em crise e ninguém sabe como sair dela, os ricos continuam ricos e os pobres continuam pobres.

Acho que vou passar mais umas semanas a ver a sic radical às 20H00...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Erros

Um erro nunca é individual. Em última análise podemos sempre culpar a herança genética!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As eleições BPN

O grande tema das eleições presidenciais já está escolhido e chama-se BPN. Há falta de melhor e há falta de real interesse numas eleições que não servem para nada a não ser gastar o dinheiro dos contribuintes e em que o vencedor já está anunciado, utiliza-se o BPN como uma bomba que vai saltando de mão em mão enquanto todos esperam que o rastilho não acabe nas suas próprias mãos.

O que eu acho curioso é que esta bomba só está carregada porque Cavaco Silva a carregou. E carregou-a quando, no seu direito, fugiu repetidamente às questões colocadas pelos seus opositores, especialmente Manuel Alegre, sobre o destino dado às suas acções. Essa recusa leva-nos a pensar, não é?

Ora vejamos, sabemos que o BPN é uma embrulhada de todo o tamanho e que serviu para efectuar e encobrir vários crimes financeiros. Sabemos que Cavaco Silva foi accionista desse banco, ainda que através da SLN, o que vai dar ao mesmo. Sabemos que vendeu as acções (à SLN?) e que ganhou muito dinheiro com isso. Sabemos também que há vários amigos e membros do governo de Cavaco Silva metidos na embrulhada. Sabemos também que a nacionalização do BPN foi outra embrulhada, desconhecendo-se os motivos reais que levaram a essa medida extrema mas, quiçá, misturando todas as embrulhadas cheguemos à conclusão que os implicados são os mesmos. Esperemos que a Justiça consiga clarificar esta situação e que o único detido queira e consiga falar.

Entretanto, Cavaco Silva recusa-se a clarificar a situação. O que me parece é que se não tivesse o rabo preso, Cavaco Silva estaria à vontade para clarificar publicamente o que aconteceu. Não o fazendo dá a entender que tem algo a esconder e se tem algo a esconder relacionado com ganhos ilícitos ou actos de corrupção ou conhecimento de actos dessa estirpe então não tem perfil para ser Presidente da República.

Ou Cavaco está a agir assim por que é sado-masoquista ou então está a confiar que a Justiça não funcione e que mais uma vez a montanha legal venha a parir um rato, côxo, raquítico e impotente. Infelizmente, deve ser mesmo isso que vai acontecer.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Turquia amordaçada

A liberdade de Imprensa na Turquia passou a estar em risco com a entrada em vigor de uma nova lei que prevê multas significativas para os autores de notícias que "não sejam politicamente equilibradas", ofendam a "dignidade humana" e o "interesse público ou a ordem moral". Como é evidente, quem vai tomar a decisão sobre se uma notícia é de "interesse público" é, adivinhem... o Governo.

Lembra-vos alguém? Talvez vos recorde um certo lápis azul...

Outros países há em que surgem notícias e escândalos sobre tentativas de controlo de meios de comunicação, como é o caso de Portugal e especialmente a Itália do Sr. Berlusconi. No entanto, nunca um país europeu moderno legislou de tal forma contra a liberdade de imprensa e este é o primeiro passo para o totalitarismo e a ditadura.

É esta a Turquia que nós queremos agregar à Europa?!