quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As eleições BPN

O grande tema das eleições presidenciais já está escolhido e chama-se BPN. Há falta de melhor e há falta de real interesse numas eleições que não servem para nada a não ser gastar o dinheiro dos contribuintes e em que o vencedor já está anunciado, utiliza-se o BPN como uma bomba que vai saltando de mão em mão enquanto todos esperam que o rastilho não acabe nas suas próprias mãos.

O que eu acho curioso é que esta bomba só está carregada porque Cavaco Silva a carregou. E carregou-a quando, no seu direito, fugiu repetidamente às questões colocadas pelos seus opositores, especialmente Manuel Alegre, sobre o destino dado às suas acções. Essa recusa leva-nos a pensar, não é?

Ora vejamos, sabemos que o BPN é uma embrulhada de todo o tamanho e que serviu para efectuar e encobrir vários crimes financeiros. Sabemos que Cavaco Silva foi accionista desse banco, ainda que através da SLN, o que vai dar ao mesmo. Sabemos que vendeu as acções (à SLN?) e que ganhou muito dinheiro com isso. Sabemos também que há vários amigos e membros do governo de Cavaco Silva metidos na embrulhada. Sabemos também que a nacionalização do BPN foi outra embrulhada, desconhecendo-se os motivos reais que levaram a essa medida extrema mas, quiçá, misturando todas as embrulhadas cheguemos à conclusão que os implicados são os mesmos. Esperemos que a Justiça consiga clarificar esta situação e que o único detido queira e consiga falar.

Entretanto, Cavaco Silva recusa-se a clarificar a situação. O que me parece é que se não tivesse o rabo preso, Cavaco Silva estaria à vontade para clarificar publicamente o que aconteceu. Não o fazendo dá a entender que tem algo a esconder e se tem algo a esconder relacionado com ganhos ilícitos ou actos de corrupção ou conhecimento de actos dessa estirpe então não tem perfil para ser Presidente da República.

Ou Cavaco está a agir assim por que é sado-masoquista ou então está a confiar que a Justiça não funcione e que mais uma vez a montanha legal venha a parir um rato, côxo, raquítico e impotente. Infelizmente, deve ser mesmo isso que vai acontecer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Análise nua e crua de uma realidade
que o dito POVÃO não aceita devido a cegueira.
Não será tempo de todos tomar-mos uma atitude NOBRE? -ou uma NOBRE atitude ???

Fercanito

Ana Clara disse...

Muita verdade neste post...mas também alguns dados que falham...