quinta-feira, 23 de julho de 2009

O determinismo

"Enquanto não formos felizes com quem somos não encontraremos a felicidade em qualquer outra coisa".

E quem somos nós se não um conjunto de vivências, de experiências, de decisões, de atitudes, de valores inculcados ou descobertos? Quem somos nós senão pedaços de todos os outros e das intercepções ou tangentes que vivenciámos?

Faz-me confusão o determinismo, quer dos que dizem não existir felicidade senão em nós quer dos que dizem que a desilusão é auto-infligida porque nos deixámos iludir. O primeiro defende o conformismo, o segundo martiriza o vencido.

Faz-me confusão qualquer determinismo que não venha de mim. Porque se vier de mim eu sei que nem eu acredito nele ainda que tente convencer outro da sua bondade.

Por isso, será mais ajuizado não acreditar numa única palavra do que acabei de escrever...

2 comentários:

Clarice disse...

e ganhares um telemóvel assim caído do céu, acreditavas?:)

Gelo disse...

ahahah...